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Código de Conduta

I – Introdução

A Kuarup tem como missão ser referência na área de produção de música, audiovisual e projetos culturais, além de serviços ligados ao entretenimento, em geral. Prestar serviços especializados com excelência e agilidade. Desenvolver valores internos que possibilitem o crescimento intelectual e profissional de nossos colaboradores, apoiando-se em três pilares:
• Credibilidade: devemos trabalhar de modo que nossa capacidade técnica nos torne referência nas nossas áreas de atuação.
• Independência: pautamos nossas soluções pela neutralidade, pela independência e pelo rigor técnico.
• Integração: oferecemos soluções que aliam expertises em diversas áreas do conhecimento.

Nosso trabalho diário é pautado por valores fundamentais que norteiam nossos relacionamentos, seja com os clientes seja com as pessoas do ambiente de trabalho que criamos. Em todas as esferas, agimos com integridade e em conformidade com as leis.
No relacionamento com nossos clientes prezamos por:
• Privilegiar os interesses dos clientes em relação aos interesses da Kuarup;
• Preservar a confidencialidade do cliente; e
• Atuar de modo profissional.

No nosso ambiente de trabalho prezamos por:
• Promover um sistema de meritocracia e respeito;
• Valorizar a diversidade e as contribuições específicas, fomentando um ambiente inclusivo, aberto e confiável; e
• Jamais permitir discriminação e assédio de nenhum tipo.

O presente documento é baseado nesses valores fundamentais e tem como objetivo fornecer orientação sobre os comportamentos esperados diante de um conjunto de situações, servindo como uma confirmação e formalização do nosso compromisso de sempre atuar de maneira ética e responsável.

Esse documento deve ser entendido como um guia e não como um livro de regras, em virtude da incapacidade de abarcar todas as situações que enfrentamos no dia a dia. Qualquer sugestão sobre como aprimorar este Código de Conduta é bem-vinda e será considerada e avaliada com atenção e profundidade.

Os princípios e diretrizes aqui estabelecidos devem guiar as atividades da Kuarup e dos seus profissionais. Esse guia deve ser claramente compreendido por nossos colaboradores e terceiros, os quais são obrigados a conhecer e cumprir este Código de Conduta, bem como com todas as legislações aplicáveis.

II – Nossa conduta nos relacionamentos
II.1. Com os colaboradores
A Kuarup atua em conformidade com a legislação trabalhista e tem como objetivo criar um ambiente de trabalho seguro, isento de comportamentos abusivos, violentos, ameaçadores ou prejudiciais. Colaboração e confiança são fatores fundamentais para o sucesso do nosso trabalho.
Não toleramos assédio, discriminação, preconceito, bullying ou comportamentos desrespeitosos. Respeitamos e encorajamos o diálogo aberto e não toleramos represálias contra qualquer pessoa que se manifeste de boa-fé.
Nossas decisões relacionadas a contratações, remuneração, promoções, desempenho e designação de tarefas são tomadas com base apenas nas contribuições e capacidades demonstradas por nossos colaboradores.

II.2. Com os clientes
A Kuarup coloca sempre os interesses de seus clientes acima dos seus, prestando seus serviços com integridade e competência. Todos os clientes são tratados de forma igual e os interesses de nossos colaboradores não devem nunca prevalecer em detrimento dos interesses dos clientes.
Só aceitamos prestar serviços para os quais nos julguemos qualificados e quando acreditamos que eles beneficiarão nosso cliente. Podemos recomendar que outros profissionais participem de um trabalho sempre que seus conhecimentos e suas habilidades atendam melhor o cliente. Não auferimos nenhuma vantagem financeira por essa indicação.
Não prometemos nenhum resultado específico para o cliente e nem criamos expectativas irrealistas. Caso haja qualquer relacionamento, circunstâncias ou interesses que possam influenciar nosso julgamento ou prejudicar a objetividade do nosso trabalho, sentimo-nos na obrigação de comunicar o cliente.
Nossos colaboradores e terceiros não buscarão vantagem de natureza financeira ou qualquer outra em razão do conhecimento resultante de seu relacionamento com o cliente.
Mantemos confidencialidade sobre qualquer informação privada obtida do cliente durante o curso dos nossos trabalhos profissionais. Todas as informações referentes aos clientes são de propriedade da empresa. Nossos colaboradores estão comprometidos em guardar sigilo dessas informações, mesmo depois que se afastarem ou se desligarem do escritório.
Nossos contratos são elaborados e negociados de acordo com a lei e de forma ética. Cumprimos nossas obrigações contratuais e os termos e condições acordados.

II.3 – Com os concorrentes
A Kuarup acredita que a livre concorrência estimula a eficiência e inovação no setor, beneficiando nossos clientes e a sociedade como um todo.
Não celebramos contratos com nossos concorrentes, de maneira formal ou informal, para, de forma ilícita, restringir a concorrência, definir preços ou alocar clientes, mercados, pessoas ou serviços.

II.4 – Com os fornecedores
Adquirimos bens e serviços com base nos preços, qualidade, reputação, desempenho e adequação. Não adquirimos bens e serviços dos nossos clientes apenas porque eles compram de nós.
Esperamos que nossos fornecedores cumpram as leis e incluímos cláusulas anticorrupção nos contratos firmados com fornecedores estratégicos.
Não aceitamos que fornecedores ofereçam ou prometam benefícios pessoais e subornos aos nossos colaboradores e terceiros com o intuito de ganhar, manter negócios ou vantagens de relacionamento.

II.5 – Com os parceiros comerciais
Nossa escolha de parceiros comerciais se dá a partir de critérios objetivos que envolvem complementariedade dos serviços, capacidade técnica, idoneidade, integridade e reputação.
Esperamos que nossos parceiros comerciais cumpram a legislação e regras aplicáveis aos seus negócios, e que atuem com integridade e esforço constante para sustentar os mais elevados padrões éticos.
Não aceitamos que nossos parceiros comerciais ofereçam ou prometam benefícios pessoais e subornos aos nossos colaboradores e terceiros com o intuito de ganhar, manter negócios ou vantagens de relacionamento.

II.6. Com a imprensa e demais influenciadores
Nosso relacionamento com a imprensa e influenciadores é pautado por transparência, credibilidade e ética.
Não divulgamos informações dos nossos clientes e parceiros à imprensa sem a devida autorização.

III – Políticas específicas de conduta
III.1 – Conflitos de interesse
Conflitos de interesse podem ocorrer em diversas situações.
Os colaboradores e terceiros da Kuarup devem evitar atividades, acordos, posições, investimentos em negócios ou interesses que estão ou possam estar em conflito com os interesses do escritório, acarretando ou não prejuízos às nossas atividades, ou que possam interferir no desempenho de seus deveres dentro do escritório.
Asseguramos o direito dos colaboradores e terceiros de participarem de negócios de natureza particular ou pessoal estranhos ao escritório, desde que tais negócios, além de legítimos e legais, não interfiram ou conflitem com nossos interesses e nem resultem de informações confidenciais obtidas no exercício de sua atividade profissional na Kuarup.
Caso identifique alguma situação de conflito de interesse o colaborador ou terceiro deverá comunicar seu superior imediato.

III.2 – Subornos, anticorrupção e lavagem de dinheiro
Não oferecemos ou aceitamos subornos, incluindo presentes ou formas de entretenimento inadequados. Mesmo que nossos concorrentes ofereçam suborno ou realizem pagamentos questionáveis, a Kuarup adota uma política de tolerância zero para subornos e quaisquer outras atividades que violem estas leis.
Não permitimos que nossos colaboradores e terceiros ofereçam ou aceitem subornos e nem que realizem pagamentos questionáveis em nosso nome.
Obedecemos às leis anticorrupção sem exceções.
Não praticamos quaisquer atividades de lavagem de dinheiro ou de financiamento ao terrorismo, nem auxiliamos terceiros a fazê-lo.
III.3 – Posicionamento político
As afiliações políticas ou opiniões pessoais de nossos colaboradores e terceiros não representam as da Kuarup. Não utilizamos recursos da empresa para apoiar, endossar ou opormo-nos a alguma posição política, partido político ou a algum candidato.

III.4 – Brindes e presentes
Quaisquer presentes, brindes, refeições e hospedagem oferecidos ou recebidos pela Kuarup, seus colaboradores e terceiros devem ser legítimos, ou seja, sem objetivo de corrupção; devem ser razoáveis e não demasiadamente frequentes, e devem ser tal que não sejam interpretados equivocadamente como suborno.
Muitas empresas têm políticas específicas para seus colaboradores sobre o que eles podem aceitar. Tais políticas devem ser observadas no tocante aos nossos clientes.
Atenção redobrada aos critérios estabelecidos acima deve ser dada na interação com agentes públicos, reforçando que não ofereceremos presentes ou formas de entretenimento com intenções corruptas.

III.5 – Doações e patrocínios
A Kuarup não realiza nenhum tipo de contribuição ou doação a candidatos ou partidos políticos. Possíveis contribuições ou doações pessoais que sejam feitas por colaboradores ou terceiros da Kuarup nesse sentido não podem incluir, em nenhuma hipótese, recursos da Kuarup.
Doações, contribuições ou patrocínios a instituições, órgãos e associações cujo objetivo seja filantropia devem ser feitas de forma transparente e sempre respeitando a legislação.
Doações e patrocínios para eventos devem ser feitos de forma transparente, para uma finalidade legal e ligada aos negócios da Kuarup e deve estar documentada num contrato específico de patrocínio.
Não permitimos doações que tenham como objetivo obtenção de vantagem indevida.

III.6 – Remuneração
A Kuarup cobra de forma razoável por seus serviços. Sua remuneração é determinada com base na natureza dos serviços; no tempo requerido; na sua experiência, habilidade e reputação; no grau de responsabilidade assumida; e nos benefícios auferidos pelo cliente.
Não aceitamos comissões, gratificações e qualquer outra vantagem de pessoas e organizações cujos serviços, suprimentos ou equipamentos recomendemos durante o curso dos nossos trabalhos.
As despesas empresariais reembolsáveis são enviadas aos nossos clientes de forma precisa e documentada.

III.7 – Confidencialidade, privacidade dos dados e informações privilegiadas
Respeitamos a privacidade e a confidencialidade das informações dos nossos clientes, dos nossos colaboradores, terceiros e de outras partes com quem nos relacionamos profissionalmente, em conformidade com as leis de privacidade de dados.
Protegemos informações pessoais e confidenciais em qualquer formato.
Reunimos, armazenamos, utilizamos, transmitimos e trabalhamos com informações pessoais e confidenciais de uma forma transparente e que inspira confiança. Utilizamos e mantemos informações pessoais de colaboradores, de terceiros e de clientes, e outras informações confidenciais somente se tivemos uma razão legítima para fazê-lo. O acesso a essas informações é fornecido também somente se houver razão legítima para isso.
O dever de confidencialidade de nossos colaboradores e terceiros não se extingue quando se desligam da Kuarup. Esperamos que colaboradores e terceiros continuem a respeitar a confidencialidade das informações mesmo após sua saída.
Somos cautelosos ao discutir questões de clientes em lugares públicos e não divulgamos informações confidenciais de forma inadequada, inclusive, quando utilizamos as mídias sociais.
Protegemos as informações e os ativos físicos eletrônicos aos quais temos acesso inclusive de ameaças maliciosas e de perdas acidentais.
Armazenamos de forma segura todos os registros em papel e eletrônicos e os mantemos somente por períodos determinados.
Guardamos informações relevantes quando sabemos ou prevemos que haverá uma investigação, litígio ou outra questão, ou quando somos instruídos a fazê-lo.
Nunca negociamos ou divulgamos de forma inapropriada informações privilegiadas.
As listas de clientes e demais informações comerciais são de propriedade da Kuarup. Não é permitido que colaboradores e terceiros divulguem ou utilizem para qualquer fim tais informações.
Colaboradores e terceiros devem manter estrita confidencialidade sobre qualquer informação sigilosa ou estratégica da Kuarup.

III.8 – Propriedade intelectual
Protegemos e honramos os direitos de propriedade intelectual de terceiros, assim como protegemos a propriedade intelectual da Kuarup, incluindo nossos conhecimentos acumulados.
Exigimos que nossos colaboradores e terceiros honrem seus compromissos com antigos empregadores. Não permitimos que colaboradores e terceiros utilizem, divulguem ou tragam para a Kuarup quaisquer documentos eletrônicos ou físicos de empresas para as quais trabalharam anteriormente.
Não permitimos que colaboradores e terceiros baixem ou utilizem conteúdos protegidos por direitos autorais sem as respectivas licenças adequadas.
Nossa propriedade intelectual é um diferencial importante. Nossos colaboradores e terceiros devem protegê-la e mantê-la. Todo o conteúdo produzido por nossos colaboradores e terceiros no exercício de seu trabalho é de propriedade da Kuarup.
Nossos colaboradores e terceiros autorizam a Kuarup a utilizar o teor de sua imagem, por nós registrada (fotográficas) por tempo indeterminado, para fins de divulgação comercial e todos os fins legais, devendo ser mantido e respeitado o teor do conteúdo apresentado.

III.9 – Uso de mídias sociais
Esperamos que nossos colaboradores e terceiros publiquem suas opiniões nas redes sociais tomando como base os princípios da boa-fé e bom senso e que o façam apenas em nome próprio, evitando associar qualquer tipo de opinião pessoal à Kuarup.
Recomendamos aos colaboradores e terceiros que:
• Sejam ponderados e nunca publiquem conteúdos que sejam desrespeitosos, discriminatórios ou hostis;
• Protejam as informações privadas relacionadas às suas atividades profissionais na Kuarup;
• Protejam a propriedade intelectual da Kuarup e respeitem o direito e a privacidade de terceiros.
Não autorizamos que nossos colaboradores e terceiros postem ou divulguem comentários pejorativos ou ofensivos sobre a empresa, o ambiente de trabalho, seus colegas, nossos clientes, concorrentes ou parceiros.
Não autorizamos que nossos colaboradores e terceiros identifiquem publicamente uma empresa como cliente, a menos que tenha a autorização necessária para fazê-lo.

III.10. Uso de bens e recursos da empresa
Os colaboradores e terceiros devem fazer uso responsável dos equipamentos e ferramentas que estão em sua posse, bem como dos ativos de uso comum, fazendo o possível para evitar perdas acidentais, estragos ou prejuízos.
É proibido aos colaboradores e terceiros compartilharem senhas de acesso à rede e aos sistemas internos da Kuarup. As senhas de acesso são pessoais e intransferíveis.
É proibido instalar e duplicar softwares ou modificar configurações que comprometam a segurança de nossa tecnologia. Utilizamos apenas serviços baseados na web de terceiros e soluções para realizar backup de dados aprovados pela Kuarup.
Os colaboradores e terceiros da Kuarup devem usar telefones, computadores e internet de forma responsável e, principalmente, para fins profissionais legítimos. Usos pessoais devem ser feitos usando os princípios da boa fé e do bom senso.
Para proteger a empresa, nossos integrantes e nossos ativos, a Kuarup pode solicitar a realização de verificações em propriedades pessoais, dentro das limitações estabelecidas por lei, podendo monitorar, a qualquer momento, todos os ativos do escritório, incluindo computadores pessoais, e-mails, mensagens instantâneas e utilização da internet.

III.11 – Registros contábeis
A Kuarup possui um sistema de registros contábil e financeiro transparente e que reflete de forma completa e precisa todas as transações efetuadas. Cumprimos com as normas regulatórias, contábeis e com a legislação aplicável.
Não efetuamos operações de cunho financeiro ou patrimonial fora dos livros comerciais ou fiscais.

III.12 – Cooperação com as autoridades
Respondemos de imediato as solicitações de autoridades governamentais e profissionais para a obtenção de informações, em conformidade com as leis e obrigações profissionais aplicáveis.

IV – Infrações ao código
Todos seus colaboradores e terceiros devem conhecer, divulgar e cumprir o Código de Conduta da Kuarup para o bom desempenho de suas atividades. Incentivamos a colaboração de todos no combate a qualquer irregularidade cometida.
Nossos colaboradores e terceiros têm o direito e o dever de comunicar qualquer violação a este Código ou quaisquer práticas ilegais. Nesses casos, deverá ser procurada o principal sócio da agência, ou na sua ausência, os superiores imediatos.
Tomaremos todas as medidas possíveis para apurar o ocorrido e esclarecer as dúvidas apresentadas, atuando de forma discreta, preservando a identidade do denunciante e garantindo que não haja retaliações.
Ressaltamos que esse Código não tem a pretensão de abordar todas as situações que podem ocorrer no decorrer das atividades de cada colaborador ou terceiro da Kuarup, motivo pelo qual é extremamente importante que, em caso de dúvida sobre como agir em uma situação específica, o colaborador ou terceiro consulte seu superior imediato.
Todos os colaboradores e terceiros da Kuarup, sem exceção, que descumpram esse Código estarão sujeitos às seguintes sanções, sem gradação a ser seguida (independentemente da aplicação de sanções cíveis, criminais e administrativas pela autoridade responsável):
• Advertência verbal ou escrita;
• Suspensão; ou
• Término do contrato de trabalho com ou sem justa causa.
Os terceiros que praticarem alguma infração a este Código estarão sujeitos às sanções específicas previstas nos respectivos contratos, como por exemplo, a rescisão do referido contrato ou a extinção da relação contratual.
Março de 2020.