Plataformas Digitais:
Obra que retrata os eventos mais intensos da música popular brasileira, o livro Prepare Seu Coração – Histórias da MPB, escrito pelo produtor musical Solano Ribeiro, que recebe reedição atualizada pela editora Kuarup, descreve as histórias dos grandes festivais a partir da década de 60, a produção, artistas, bastidores e o surgimento da chamada MPB, sigla e movimento que surgiu a partir daqueles programas e abrigou elenco que até hoje mostra a força de seu talento. A publicação revela ainda detalhes de como a pressão de patrocinadores das TVs na realização dos festivais, na tentativa de interferir em algumas decisões, provocou reações que evitaram a mudança do rumo em alguns resultados e seus finalistas. O prefácio é de J. B. de Oliveira Sobrinho, o Boni, executivo que fez da TV Globo a quarta rede de televisão do planeta. O maestro Júlio Medaglia, que teve participação ativa nos festivais, assina o texto de abertura. Solano Ribeiro relembra muitas histórias daqueles tempos mas que, assim como ontem, continua a procura e na divulgação através de seu programa na Rádio Cultura Brasil, da produção independente que está abrindo caminho para o que ele chama de “A Nova Música do Brasil”, seus personagens e o que tem a nova geração a dizer e cantar.
Editora: Kuarup
Idioma: português
Encadernação Brochura
1ª Edição
192Páginas
Peso:200 Gramas
Largura: 16 cm
Altura: 23 cm
Editora: Kuarup
Autor: Solano Ribeiro
Ano de lançamento: 2018
ISBN: 978-85-68494-14-1.
ISBN: 978-85-68494-00-4
Livro sobre a vida e a obra de Taiguara, cantor e compositor de grande sucesso nos anos 1960 e 1970. Escrito pela jornalista Janes Rocha, o livro mostra detalhes inéditos de como a repressão prejudicou o trabalho desse artista vetando mais de 80 de suas canções e censurando um disco inteiro – “Imyra, Tayra, Ipy, Taiguara” recolhido por agentes policiais em 1976, pouco depois de chegar às lojas. Taiguara faleceu com apenas 50 anos, em fevereiro de 1996, deixando mais de uma centena de músicas escritas, porém não gravadas. Com prefácio do jornalista e escritor João Gabriel de Lima e uma introdução do jornalista e crítico musical Tárik de Souza, o livro faz parte de um projeto de recuperação do trabalho de Taiguara que já resultou no relançamento do disco “Imyra, Tayra, Ipy, Taiguara” em CD, e no lançamento do disco “Ele Vive”, CD com músicas inéditas de Taiguara, entre outras iniciativas.
Editora: Kuarup
Descrição: Reportagem biográfica
Idioma: Português
Encadernação: Brochura
Número de páginas: 156
Largura: 16 cm
Altura: 23 cm
Peso: 305 g
Edição: 1ª Ed
Lançamento: 2014
ISBN: 978-85-68494-00-4
A obra“Como se faz humor político” é uma entrevista do jornalista e crítico musical Tárik de Souza com Henrique de Souza Filho, o Henfil (1944-1988). A partir de uma encomenda de um livro sobre o humor político, Henfil, sempre muito atarefado, preferiu confiar ao amigo uma entrevista em que pudesse abordar o assunto do humor político. Escrito há 30 anos, o livro é denso, pertinente e atual. Revela os detalhes do ofício desse craque do humorismo político brasileiro que criou vários personagens clássicos, com os Fradinhos e a Graúna. Após uma primeira edição em 1984, o livro é relançado no aniversário de 70 anos de nascimento do humorista, com prefácio do jornalista e escritor Sérgio Augusto.
Editora: Kuarup
Descrição: Reportagem biográfica
Idioma: Português
Encadernação: Brochura
Número de páginas: 128
Largura: 15 cm
Altura: 23 cm
Peso: 185 g
Edição: 1ª Ed
Lançamento: 2014
ISBN: 978-85-68494-01-1
Obra que retrata um dos personagens mais controversos da música brasileira, o livro Geraldo Vandré – Uma Canção Interrompida, escrito pelo jornalista Vitor Nuzzi, descreve a vida do cantor e compositor paraibano Geraldo Pedrosa de Araújo Dias com um amplo levantamento da curta carreira do músico, sua vida no exílio e a volta para o Brasil, além da ação da censura sobre este que foi um dos artistas mais visados pela ditadura, criando lendas sobre a loucura e torturas impostas ao músico. Lendas que prejudicaram o conhecimento de sua obra. A publicação mostra ainda detalhes de como a repressão prejudicou o trabalho de Vandré, principalmente em seu retorno, em 1973. O artista nunca mais se apresentou e nem gravou em seu país. Hoje com 80 anos, Geraldo Vandré é lembrado principalmente por suas participações nos festivais dos anos 1960 apresentando sucessos como Porta Estandarte, Disparada e Pra Não Dizer Que Não Falei Das Flores (Caminhando), sua canção mais emblemática, um hino jamais esquecido.
Editora: Kuarup
Descrição: Reportagem biográfica
Idioma: Português
Encadernação: Brochura
Número de páginas: 336
Largura: 16 cm
Altura: 23 cm
Peso: 590 g
Edição: 1ª Ed
Lançamento: 2015
ISBN: 978-85-68494-03-5
Título de estreia da obra MPBambas transcreve entrevistas de grandes músicos e artistas do país exibidas no programa de TV homônimo pelo Canal Brasil sob a forma de enciclopédia musical brasileira audiovisual. No livro MPBambas Volume 1 – Histórias e memórias da canção brasileira, editado pelo jornalista e crítico musical Tarik de Souza, o apresentador do programa, estão os melhores momentos de encontros com 14 grandes artistas brasileiros, convidados da atração semanal que foi ao ar entre os anos de 2009 e 2014. Comandado por um dos maiores críticos musicais do Brasil sob a direção de Darcy Burger, ela condensava em quase 30 minutos de duração histórias e memórias de ases da canção brasileira. Sem a limitação da TV, o livro traz gravações completas (e depoimentos inéditos) dos artistas entrevistados, reveladas nesta edição com exclusividade. O trabalho de degravação do material bruto foi feito em um ano pela empresa IAI Digital e agora é lançado em livro pela gravadora e editora Kuarup, com notas e comentários do crítico, e prefácio do músico e diretor do Canal Brasil, Paulo Mendonça. Neste primeiro volume da série, destaque para grandes bambas da música popular brasileira como Milton Nascimento, Beth Carvalho, Hermeto Pascoal, Johnny Alf, Paulo Vanzolini, Nana Caymmi, Renato Teixeira, Dona Ivone Lara, Altamiro Carrilho, Chico Anysio (pela primeira vez falando sobre sua obra musical), Elza Soares, Roberto Menescal, Dóris Monteiro e Sueli Costa.
Editora: Kuarup
Descrição: Reportagem biográfica
Idioma: Português
Encadernação: Brochura
Número de páginas: 304
Largura: 16 cm
Altura: 23 cm
Peso: 510 g
Edição: 1ª Ed
Lançamento: 2016
ISBN: 978-85-68494-04-2.
Segundo volume da obra MPBambas transcreve entrevistas de grandes músicos e artistas do país exibidas no programa de TV homônimo pelo Canal Brasil sob a forma de enciclopédia musical brasileira audiovisual. No livro MPBambas Volume 2 – Histórias e memórias da canção brasileira, editado pelo jornalista e crítico musical Tarik de Souza, o apresentador do programa, estão os melhores momentos de encontros com 14 grandes artistas brasileiros, convidados da atração semanal, que foi ao ar entre os anos de 2009 e 2014. Comandado por um dos maiores críticos musicais do Brasil sob a direção de Darcy Burger, ela condensava em quase 30 minutos de duração histórias e memórias de ases da canção brasileira. Sem a limitação da TV, o livro traz gravações completas (e depoimentos inéditos) dos artistas entrevistados, reveladas nesta edição com exclusividade. O trabalho de degravação do material bruto foi feito em um ano pela empresa IAI Digital e agora é lançado em livro pela gravadora e editora Kuarup, com notas e comentários do crítico, e prefácio do músico e diretor do Canal Brasil, Paulo Mendonça. Neste segundo volume da série, destaque para grandes bambas da música popular brasileira como Gal Costa, Zeca Pagodinho, Cauby Peixoto, Dominguinhos, Carlos Lyra, Inezita Barroso, Monarco, Wagner Tiso, Billy Blanco, Nei Lopes, Luis Vieira, Ademilde Fonseca, Getúlio Cortes e Marlene.
Editora: Kuarup
Descrição: Reportagem biográfica
Idioma: Português
Encadernação: Brochura
Número de páginas: 336
Largura: 16 cm
Altura: 23 cm
Peso: 560 g
Edição: 1ª Ed
Lançamento: 2016
ISBN: 978-85-68494-05-9
No ano em que se comemora o centenário do samba, o jornalista e crítico musical Tárik de Souza aborda um de seus ramais menos estudados. Sambalanço, a Bossa Que Dança – Um Mosaico, nasceu após mais de 15 anos de pesquisas sobre este estilo musical que brotou, em paralelo com o movimento bossa nova, e disseminou-se pelos repertórios de sucessos de Djalma Ferreira, Ed Lincoln, Miltinho, Elza Soares, Orlandivo, Pedrinho Rodrigues, Dóris Monteiro, um seleto elenco de compositores (Haroldo Barbosa, Luis Reis, João Roberto Kelly, Luis Antonio, Luiz Bandeira, Helton Menezes e até mesmo Carlos Imperial, Roberto e Erasmo Carlos) e um arsenal de afiados músicos (Durval Ferreira, Marcio Montarroyos, Rubens Bassini, Jadir de Castro, João Donato, Waltel Branco, Celso Murilo, Eumir Deodato, Lafayete). A partir de um ensaio encomendado pelo violeiro e professor Ivan Vilela ao crítico para uma edição sobre música brasileira da Revista USP esta tese veio a público. O gênero que tomaria de assalto as paradas de sucesso do Brasil nas décadas de 50 e 60, é retratado agora de forma definitiva na obra lançada pela gravadora e editora Kuarup, com prefácio do historiador e crítico musical Zuza Homem de Mello. O livro descreve e desvenda o movimento musical não organizado de uma época regida por urbanização vertiginosa, para alguns retratada apenas pela revolução intelectualizada da bossa nova. O pesquisador carioca reforça o argumento da tese sobre o gênero abordada na série Sambalanço, projeto musical que aconteceu, em 2003, no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) do Rio de Janeiro, produzido pelo músico e historiador Henrique Cazes, com a presença dos artistas Elza Soares, Miltinho, Orlandivo, Durval Ferreira, Dóris Monteiro, Claudette Soares e, numa raríssima e derradeira aparição Ed Lincoln. A série foi filmada pelo cineasta Fabiano Maciel, parceiro de Tárik de Souza no longa homônimo a ser lançado em 2017 e também em entrevistas do livro revelador.
Editora: Kuarup
Descrição: Reportagem biográfica
Idioma: Português
Encadernação: Brochura
Número de páginas: 272
Largura: 16 cm
Altura: 23 cm
Peso: 450 g
Edição: 1ª Ed
Lançamento: 2016
ISBN: 978-85-68494-06-6
Livro que retrata o universo místico dos causos e tradições da viola caipira, Conversa de Violeiro – Viola Caipira: Tradição, Mistérios e Crenças de um Instrumento Com a Alma do Brasil, obra criada pelo músico Chico Lobo em parceria com o escritor Fábio Sombra, mergulha nas crenças do interior do país e nas lendas do povo através das cordas e sons do instrumento. A publicação mostra em detalhes as histórias recolhidas pelos autores sobre personagens, religiosidade, tradições, cotidiano e celebrações do universo popular do interior da nação além do folclore e as origens da viola, símbolo diretamente ligado à cultura do Brasil raiz. Com prefácio do jornalista e pesquisador de cultura popular brasileira Assis Ângelo, o livro faz parte do projeto literário e musical de Chico Lobo que prevê também o lançamento do CD Cantigas de Violeiro, álbum que revisita os 30 anos de estrada do cantor com destaque para a releitura de Calix Bento, clássico da música popular brasileira e canções inéditas com as participações de Rolando Boldrin e do compositor Tavinho Moura além do músico Xangai e do saudoso violeiro Pena Branca, trabalho lançado simultaneamente ao livro pela gravadora Kuarup.
Editora: Kuarup
Descrição: Reportagem biográfica
Idioma: Português
Encadernação: Brochura
Número de páginas: 144
Largura: 14 cm
Altura: 21 cm
Peso: 290 g
Edição: 1ª Ed
Lançamento: 2015
ISBN: 978-85-68494-02-8